Setor de Afecções do Pé e Tornozelo do Adulto

AS ORIENTAÇÕES AQUI APRESENTADAS DESTINAM-SE AOS PACIENTES E SEUS FAMILIARES. FOI ESCRITA EM LINGUAGEM LEIGA,
EVITANDO-SE TERMOS TÉCNICOS. EMBORA NOSSA INTENÇÃO SEJA CONTRIBUIR COM INFORMAÇÕES GERAIS, ELAS NÃO SUBSTITUEM
AS ORIENTAÇÕES DADAS PELO SEU MÉDICO, QUE CONHECE OS DETALHES DO SEU PROBLEMA E PODERÁ, DE FATO, REALIZAR
ORIENTAÇÃO EFETIVA E PARTICULARIZADA.

O sapato adequado

sapatos adequadosPara o homem o sapato adequado deve ser confortável, macio, largo e alto na frente, ventilado e ter solado flexível. Para a mulher o salto deve ser baixo e largo. O homem se adapta bem ao seu tipo correto de sapato, mas o sapato feminino é o oposto: o salto é alto, fino e a extremidade baixa e estreita. Isto explica porque muitos problemas do pé no adulto são mais frequentes nas mulheres (calosidades, joanete, neuromas, deformidades no dedos, etc).
sapatos adequadosUma boa alternativa é usar tênis, quando for possível, pois ele tem as principais características de um bom sapato. As pessoas que tem muita umidade no pé devem dar preferência para modelos de tênis mais ventilados e a melhor meia é a de algodão macio.
Há muitos tipos de tênis no mercado e muita propaganda, de modo que é difícil indicar um modelo. O melhor é você seguir as características aqui recomendadas e experimentar para ver se ele está confortável. Alguns tênis são mais adequados para caminhadas, outros para corridas. Geralmente tênis com amortecedores funcionam bem e protegem o calcanhar de impacto. Lembre-se, nem sempre o sapato ou tênis mais caro é o melhor para você. Quando for usar salto, prefira um não muito alto e, principalmente se tiver que trabalhar com este tipo de sapato, prefira um salto mais largo (Anabela) e evite o salto tipo agulha.