Ortopedia e Traumatologia da Criança e do Adolescente

AS ORIENTAÇÕES AQUI APRESENTADAS DESTINAM-SE AOS PACIENTES E SEUS FAMILIARES. FOI ESCRITA EM LINGUAGEM LEIGA,
EVITANDO-SE TERMOS TÉCNICOS. EMBORA NOSSA INTENÇÃO SEJA CONTRIBUIR COM INFORMAÇÕES GERAIS, ELAS NÃO SUBSTITUEM
AS ORIENTAÇÕES DADAS PELO SEU MÉDICO, QUE CONHECE OS DETALHES DO SEU PROBLEMA E PODERÁ, DE FATO, REALIZAR
ORIENTAÇÃO EFETIVA E PARTICULARIZADA.

Cifose (corcunda)

Cifose é o nome que se dá ao aumento da curvatura da coluna na região torácica, o que confere ao indivíduo o aspecto de corcunda. Estamos acostumados a ver isso acontecer mais no indivíduo idoso que tem osteoporose. Entretanto, este tipo de alteração pode acontecer também no jovem, principalmente na adolescência e, basicamente, há dois tipos de alterações. Uma mais leve chamada dorso curvo juvenil e, outra, mais acentuada chamada doença de Scheuermann (pronuncia-se xóiermãn), descrita por esse autor em 1920, que é mais rígida e mais grave. Nos dois casos a família percebe que o ou a adolescente está ficando corcunda. Nessa idade não é comum a queixa de dor. O que chama mais a atenção é o aspecto das costas. Deve haver uma avaliação ortopédica rápida, pois essa é a idade do tratamento.
O ortopedista, após radiografia, será capaz de dizer que tipo de alteração é. O tratamento varia conforme a idade, o grau da curvatura e a rigidez. Pode ir desde fisioterapia, até o uso de coletes e mesmo de gessos corretivos.
Passada a fase de crescimento, além do comprometimento estético, no futuro poderá surgir dor. Nesta idade o tratamento é difícil e, em alguns casos muito especiais, pode haver necessidade de cirurgia.
Há outras causas de cifose como fraturas, infecções, mas não serão abordadas aqui.